Você passa por uma consulta médica e descobre que tem Tireoidite de Hashimoto. O nome por si só já assusta né? 😱😱😱
Mas o que isso significa? Eu tenho hipotireoidismo? Preciso tratar?😰🤔
Bora esclarecer esse assunto tão corriqueiro no consultório do Endocrinologista.😌
Tireoidite de Hashimoto nada mais é do que uma doença autoimune onde o próprio corpo passa a produzir anticorpos que entendem a tireoide como um “corpo estranho” e passam a inflamá-la.
Esse processo inflamatório mantido PODE, em ALGUNS casos, resultar na perda de função da glândula e, CONSEQUENTE, hipotireoidismo. Ou seja, o hipotireoidismo nada mais é do que uma SEQUELA do processo inflamatório.‼️
➡️No entanto, uma pequena parcela dos pacientes com anticorpo positivo desenvolverão hipotireoidismo, e é apenas nesse grupo de pacientes que o uso de hormônio estará indicado.
Infelizmente, até o momento, não existe alguma medicação/tratamento que impeça a evolução para hipotireoidismo, até mesmo pq a maioria realmente não terá essa progressão.
Portanto, NÃO, o tratamento medicamentoso não é indicado para todos os pacientes, e sim, naqueles que já tem diagnóstico de hipotireoidismo (quando há alteração hormonal no exame laboratorial).‼️‼️‼️
É claro que, cada caso sempre precisa ser muito bem individualizado, portanto, o acompanhamento especializado é fundamental para adequado manejo.
Ficou com alguma dúvida?? Compartilha com a gente!😍
Dra Camila Spivakoski Médica Endocrinologista e Metabologista CRMSC 21320/RQE 17182