Balança de Bioimpedância

Você já ouviu falar em balança de bioimpedância? Sabe como ela funciona?

Quando estamos em processo de perda de peso, focamos muito em números absolutos na balança, e, por vezes nos frustramos quando não vemos um resultado esperado.

Porém, se, em conjunto com a dieta, eu estiver realizando uma atividade física regular de hipertrofia, muitas vezes estarei trocando gordura por musculatura e portanto, não terei alterações na balança.

Nesse sentido, o uso das balanças de bioimpedância tem um papel relevante, inclusive na motivação do paciente no processo.

Essa tecnologia vai muito além de apenas mostrar o peso na balança.

Ela é um dispositivo que mede a composição corporal de uma pessoa por meio da passagem de uma corrente elétrica muito fraca através do corpo.

Essa corrente percorre diferentes tecidos do corpo com velocidades e resistências diferentes, permitindo estimar a quantidade de água, músculo e gordura presentes, auxiliando no acompanhamento de um paciente em processo de perda de peso ou mesmo em ganho de massa muscular.

💡 Dicas importantes:

✅ Use a balança sob condições consistentes para obter resultados precisos e comparáveis.

✅ Combine as informações da balança de bioimpedância com outras avaliações e o acompanhamento profissional.

✅ Acompanhe as mudanças ao longo do tempo para observar seu progresso e evolução.

Lembrando que a balança de bioimpedância não é o melhor método para avaliação corporal e taxa metabólica, mas é uma ferramenta útil no consultório para ajudar tanto o profissional da saúde quanto o paciente na avaliação e monitoramento da resposta ao tratamento!🥰

Dra Camila Spivakoski
Médica Endocrinologista e Metabologista
CRMSC 21320 / RQE 17182

https://www.instagram.com/camilaspivakoski.endocrino/